Sessão Criança

Brincadeiras, livros online, dobraduras, jogos e muito mais!

Nossa Padroeira: Santa Isabel, Rainha de Portugal

Festa da Padroeira: 4 de Julho

SANTA ISABEL: RAINHA DAS ROSAS E

PADROEIRA DE BARÃO GERALDO

Santa Isabel nasceu em 1271, na cidade de Saragoça, na Espanha, onde reinava o seu avô paterno, Dom Jaime I.  A princesa recebeu este nome por desejo de sua mãe, Dona Constança, em recordação de sua tia, Santa Isabel da Hungria, cujas virtudes deviam servir-lhe de modelo. Com a morte de Dom Jaime, assume o trono o pai de Isabel, Dom Pedro de Aragão. Muitos príncipes apresentavam-se a Dom Pedro como pretendentes à mão desta admirável menina. Porém, aos 11 de fevereiro de 1282 ela é dada em casamento a Dom Diniz, o Rei de Portugal.

Isabel deu ao Rei dois filhos: Constança, futura Rainha da Castela e Afonso, herdeiro do trono de Portugal. As numerosas aventuras extraconjugais de seu marido humilhavam-na profundamente. Mas Isabel mostrava-se magnânima no perdão, criando, com igual afeto, os filhos ilegítimos de Diniz.

Sua vida foi marcada por quatro virtudes fundamentais: a piedade, a caridade, a humildade e a inquietude pela paz. Tornou-se uma mulher de grande piedade, conservando em sua vida, a prática da oração e a meditação da Palavra de Deus. Buscou sempre a reconciliação e a paz entre as pessoas, as famílias e até entre as nações. Viveu uma profunda caridade sendo sempre sensível às necessidades dos pobres e excluídos.

Após a morte de seu esposo, vestiu o hábito de franciscana para ficar livre e entregar-se inteiramente à obras assistenciais que havia fundado. Isabel faleceu aos 4 de julho de 1336, abatida por uma doença que se agravou durante uma viagem realizada na busca de reconciliar seu filho Dom Afonso IV de Portugal, e seu neto Dom Afonso XI da Castela, que haviam declarado guerra entre eles. Até hoje a Rainha Santa é venerada com muito carinho e admirada em suas virtudes.

Nos dias de hoje, na Igreja de Santa Clara, na cidade de Coimbra, em Portugal, pode ser visitado o rico sarcófago de prata e vidro, com o corpo incorruptível da Rainha Santa. É dessa forma que o povo chama, carinhosamente, a nossa Padroeira Santa Isabel, que foi Rainha de Portugal. Não há de passar um testemunho tão lindo e tão santo. Santa Isabel nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus a construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos e irmãs sofredores.

Fonte: "A vida de Santa Isabel"

NUNES, Cesar Aparecido, 1982, SP.

Resolução mínima 800x600 - © 2013. Paróquia Santa Isabel. Todos os direitos reservados.